Introdução ao RichFaces e utilização de AJAX (JSF)
Bom vamos ao que interessa, inicie com a criação de um novo projeto do tipo Dynamic Web Project
, escolha um nome e configure corretamente o Servidor de aplicações desejado, a seguir clique em Next e atente-se a um detalhe muito importante, deve-se marcar para utilização o JavaServer Faces
e selecionar a versão mais atual 1.2, clicando a seguir em Finish.
Projeto criado, devemos agora incluir as bibliotecas do RichFaces e algumas Commons
(que não abordarei a utilidade neste post) no diretório "WebContent\WEB-INF\lib".
Seu workspace deve parecer como este mostrado abaixo.
Obs. No final do post se encontra um arquivo ZIP com todas as bibliotecas citadas.
Agora mãos a obra, primeiro devemos realizar toda configuração e mapeamentos necessários nos arquivos XML’s já criados do projeto, que se encontram no diretório "WebContent\WEB-INF".
- Arquivo web.xml
- Arquivo faces-config.xml
Após os XML’s estarem todos corretos vamos criar uma página JSP que nada mais ira fazer do que receber um valor em um campo do tipo inputText
, adicionar este valor ao Bean e atualizar um componente do tipo panelGroup
através de AJAX (ou seja, sem executar o POST em toda a página) ficando todo processo transparente para o usuário.
Deve-se criar um arquivo qualquer JSP e adicionar os seguintes headers a página para podermos utilizar todos os componentes que o JSF e o RichFaces nos fornecem, como exemplo abaixo.
A seguir não irei comentar muito o código porque ele é quase auto-explicativo e muito simples.
Vamos para a criação do Bean que também não possui nada de mais sendo apenas a propriedade nome que será manipulada pelo JSF através de seus GET’s e SET’s para utilização na tela, note que tudo é feito automático, não necessitando assim recuperar os valores ou setar valores de/para tela, pois o JSF faz justamente esse trabalho duro para nós.
Chegamos ao final da criação do projeto, agora para conferir o resultado basta clicar com o botão direito em seu JSP e escolher Run As > Run on Server
para que ele seja executado no Servidor Container escolhido durante o processo de criação do nosso Projeto, deve-se ter um resultado como este a seguir.
Bom por hoje é isso, espero ter conseguido exemplificar de maneira simples a criação de um projeto que une três tecnologias para auxílio ao desenvolvimento de páginas web dinâmicas. Só para relembrar, aprendemos como criar um projeto utilizando JSF, como mapear seus XML’s e utilizar os componentes da biblioteca RichFaces e criamos um projeto utilizando um componente AJAX.
Arquivos:
RichHelloWorld.zip – Projeto Completo (já com as bibliotecas)
Bibliotecas.zip – Apenas as bibliotecas do RichFaces e Commons
Links:
Página JBoss RichFaces
Página de Demos do RichFaces (com exemplos de utilização)
RichFaces – Guia do Desenvolvedor