Introdução a Plataforma Windows Azure

Logo Windows AzureBom dia pessoal, estava meio ausente dos Posts por aqui por motivos pessoais (Faculdade) mais felizmente já terminou e que venha o último ano! Mais não é bem este o assunto que gostaria de abordar hoje, e sim falar um pouco sobre a plataforma para serviços da Microsoft recem lançada no PDC 2008 (Professional Developers Conference) chamada de Windows Azure

Bom vamos lá, eu tive a honra de ser um dos convidados para participar do Beta Privado do serviço para realizar testes na tecnologia e apontar possiveis melhorias e incrementos. Apenas para elucidar para quem ainda não conhece o Windows Azure, ele é uma plataforma 64 Bits desenvolvida pela Microsoft para armazenamento de serviços em Nuvem (Cloud) como está sendo chamado, isto contando com toda a infraestrutura da gigante de Redmond. Serviços estes que vão desde Hospedagem de Aplicações ASP.NET, WebServices à Estrutura/Manipulação de Bancos de Dados, entre outros que serão discutidos em posts futuros.

Caso você ainda esteja se perguntando "E como é realizado a acesso a minha aplicação?", simples eu respondo, como em qualquer outro serviço de hospedagem de sites da internet, ao ser aceito para o programa de testes do Azure foi disponibilizado a criação de 1 domínio grátis para testes que após seu lançamento será pago. Para quem já quiser conferir como é a execução e acesso a um Serviço rodando em Nuvem (Cloud), deixo aqui o link de minha aplicação "hello world" (Simples e Funcional ehehe): http://ordine.cloudapp.net

Mais caso você esteja achando que o Azure não passa de um Serviço de hospedagem como qualquer outro, eu esplico, ele vai muito (mais muito mesmo) além disto. Ao cadastrar-se é disponibilizado um completo ambiente de desenvolvimento para o programador, que passa a contar com um servidor para Deploy (Testes) da aplicação em execução online, um Servidor de Release (Publicação) onde o serviço é disponibilizado ao público na url cadastrada, possui também um completo serviço de analytics e balanço de carga para assim permitir que todas as aplicações sempre rodem com a performance aceitavél, além de serviços de SQL e dados e diversos outros que serão vistos no futuro.

Como em toda nova feature disponibilizada pela Microsoft sempre são disponibilizados SDK’s (Software Developer Kit) e uma completa documentação, os quais são o ponto de partida para utlização desta nova plataforma de desenvolvimento e publicação de serviços, que irei abordar a seguir.

Microsoft .NET Services – Conjunto de ferramentas para desenvolvimento e integração entre Azure e o Microsoft Visual Studio, como templates de projetos Cloud e ferramentas para publicação da Aplicação nos Servidores do Windows Azure. Conta com SDK’s inicialmente para 3 linguagens principais de desenvolvimento mais certamente serão expandidas com o passar do tempo, que são .NET, Java e Ruby.

Microsoft SQL Data Services (SDS) – Como o próprio nome cita, é o conjunto de ferramentas de SDK para criação e utilização de Bases de Dados SQL nos Servidores do Windows Azure. Aqui a metodologia muda um pouco, não temos mais Databases estáticos aguardando conexões dos clientes e sim o conceito do banco de dados como um WebService sendo acessado através dos protocolos REST e SOAP.

Uma pequena nota aqui para quem foi convidado e futuros utilizadores do Windows Azure, ele requer que no ambiente de produção esteja instalado ao menos o IIS 7 (Internet Information Service) e uma instância do Microsoft SQL Server 2005 ou 2008, além é claro do Microsoft Visual Studio 2005 ou 2008 com todos os SDK’s citados anteriomente instalados.

O objetivo deste post era realizar uma breve introdução a esta nova tecnologia bem como uma melhor elucidação do que é, e para que serve esta nova plataforma Windows Azure. Em posts futuros será demonstado como criar sua primeira aplicação, monitora-la e disponibiliza-la para a Nuvem (Cloud).

Até a próxima pessoal!
Abraços, dúvidas não deixem de postar um comentário.